Na tarde desta quarta-feira (11), a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que foram vacinadas 253 pessoas, utilizando as vacinas Coronovac e Oxford/AstraZeneca, os dois imunizantes até então liberados pela ANVISA e disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Referente aos profissionais de saúde, foram imunizados 115. Os coveiros, foram 02 e no serviço privado de saúde foram 03 vacinados. Quanto aos acamados com 75 ou mais, chegou-se ao total de 08. Considerando os idosos com 90 anos ou mais, foram vacinados 26. Entre 89 e 85 anos, o total é de 30 idosos. E entre 84 e 80 anos, 51 receberam a vacina já receberam a vacina. Continuando na sequência decrescente, da maior para a menor idade, foram vacinados 18 idosos entre 79 e 75 anos.
No tocante a segunda dose, já foram aplicadas nos profissionais de saúde do setor público e privado e nos coveiros. Sendo que o estoque de 56 doses que foi informado na planilha acima, está reservado para aplicar a segunda dose nos acamados, nos idosos acima de 90 anos e para dar continuidade a vacinação conforme cronograma do Programa Nacional de Imunização - PNI.
Os próximos passos da vacinação em Paraná, além da aplicação da segunda dose, é continuar com a aplicação da primeira dose, é concluir as faixas etárias de 85 a 80 anos e de 79 a 75 anos, considerando a disponibilidade de vacinas ofertadas.
De acordo com a enfermeira Glória Valentim, que está a frente da Coordenação de Imunização, para a vacina da Oxford/AstraZeneca, deve-se respeitar o espaço de 3 meses entre a primeira e a segunda dose. A mesma também afirmou que a Coronavac indica na sua bula que a segunda dose deve ser aplicada no espaço de tempo entre 14 a 28 dias.