A Prefeita

 

Oriana Rodrigues

Prefeita Municipal

Oriana Rodrigues,

nasceu no dia 06 de março de 1969, natural de Marcelino Vieira, Rio Grande do Norte. Sem embargo, uma legítima filha da cidade de Paraná-RN. Seus pais, Guido Rodrigues, também natural de Marcelino Vieira, ex-vereador na sua cidade natal e ex-prefeito de Paraná-RN, cujo mandato foi de 1973 a 1977 e Josefa Valentim Duarte Rodrigues, natural de Paraná-RN, professora aposentada, conceberam uma família de cinco filhos, sendo ela a quarta filha do casal.

Teve uma infância tranquila juntamente com seus irmãos na pacata cidade de Paraná, onde iniciou seus primeiros passos na vida escolar, no saudoso “Grupo Escolar Professor Severino Bezerra”, motivo de muito orgulho, dada a disciplina pedagógica e o inesquecível corpo docente e servidores que faziam parte daquela instituição. A medida que avançava nos estudos, tornava-se patente a necessidade de buscar o aprendizado em outras localidades, haja vista que à época não havia no município de Paraná outras modalidades de ensino além do ensino fundamental regular de primeira à quarta série.

Com isso, seus pais, que priorizavam por demais a educação dos filhos, trataram de encaminhá-la para as cidades circunvizinhas a fim de que ela pudesse dar continuidade aos seus estudos. Nessa escalada estudantil, mais um ciclo escolar se concluiu. A etapa seguinte de sua vida escolar, consequentemente de labor, foi em Natal, com a graduação em Gastronomia pela UNP – Universidade Potiguar, concomitantemente trabalhando como autônoma em comércio varejista de confecções, onde fixou residência com o seu esposo Sales Libânio, sempre prestando assistência, na capital e no Paraná, aqueles que lhes procuravam.

Notadamente, teve uma influência bastante familiar no campo da política. Igualmente, a forte militância política de seu companheiro, que também foi vereador no município de Paraná-RN, e impulsionou de maneira proativa sua participação na vida pública.

Não se furtou aos desafios que a vida lhe impôs ao longo de sua caminhada. Voluntariamente, sempre abraçou com coragem, determinação e esperança as causas que pareciam sem solução, e com zelo especial sempre teve um olhar altruísta para com os mais frágeis, despossuídos e vítimas de um sistema excludente. Nessa trincheira, engajou-se diversas vezes nas campanhas políticas de seu esposo. Entre conquistas e fracassos, continua sendo uma humilde aprendiz da vida, a melhor escola.

Diante das circunstâncias que se apresentaram no espaço político do Brasil, algumas mudanças foram necessárias na legislação eleitoral, e nesse ínterim, eis que se levanta sua candidatura à prefeitura do Paraná-RN, em junho de 2012. Surpresa pra alguns, satisfação pra outros e alguns sussurros indesejados de uma minoria que temia mudanças.

Em 07/10/2012, numa disputa acirrada, foi eleita a primeira prefeita do Município de Paraná-RN, com uma maioria significativa de votos, cujo mandato iniciou em 01/01/2013 e o seu término será em 31/12/2016.

Ademais, como cristã que é, não almeja tão somente contornar as realidades políticas estatísticas que pululam os noticiários, mas também estimular na comunidade a experiência humana e social. Desse modo, está disposta a contribuir com o melhor para o seu município, de igual maneira espera a participação e colaboração de todos na construção de uma sociedade com liberdade, discernimento, urbanidade e compromisso com o bem comum. Com a graça de Deus e a vontade do povo.