CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DireitosHumano 05/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Comissão Eleitoral do CMDCA torna público a relação de candidatos inscritos para escolha dos membros do Conselho Tutelar

A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Paraná, constituída pela resolução n° 01/2023, para escolha dos membros do Conselho Tutelar, torna público neste dia 10 de maio de 2023, a relação de candidatos inscritos.

#Gestão 16/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO CRAS de Paraná RN realiza roda de conversa em comemoração do Dia Internacional da Mulher.

CRAS de Paraná RN realiza roda de conversa em comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CRAS e a Secretaria de Assistência Social de Paraná-RN, realizaram no dia 08/03/2022, terça-feira, uma roda de conversa com os grupos de mulheres do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família), mães das crianças do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e senhoras do Grupo de Idosos de Caiçara. O tema compartilhado foi: "Para Você, o que é ser mulher?" O evento foi conduzido pela assistente social Giscleide Duarte e pela psicóloga Sterphanie Teodoro, que interagiram e deixaram todas a vontade para participarem.

"Ser mulher é saber ser um pouco de tudo e em todos os instantes ser única e especial".

Esse foi mais um evento da gestão que cuida da nossa gente, da gestão da prefeita Josiene Gomes.

#felizdiadamulher

#SeloUnicef2022 16/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Todos juntos rumo ao I FÓRUM COMUNITÁRIO - Selo Unicef 2022

Todos juntos rumo ao I FÓRUM COMUNITÁRIO - Selo Unicef

#selounicef

#SeloUnicef2022 16/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024

A Prefeitura de Paraná e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram na manhã de hoje 15 de março o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024

O encontro reuniu representantes das organizações governamentais e da sociedade para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos.

Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. O fórum comunitário contou com um público de aproximadamente 70 pessoas. Após a abertura oficial que contou com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, foram apresentados os articuladores e mobilizadores municipais que compõem a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços positivos na realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. Ao se candidatar para o processo de certificação do Selo, o município de Paraná assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

#AssistênciaSocial 01/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO NUCA promove segundo encontro com os adolescentes do município.

Na última quinta-feira, 24, aconteceu o segundo encontro com os adolescentes do NUCA.

Na oportunidade foi trabalhado o tema "Adolescência primeiro, gravidez depois". Uma vez que na primeira semana de fevereiro é realizado campanhas, para trabalhar esse tema, que atualmente se tornou um problema de saúde pública.

A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga do CRAS, Soraia Galiza. Logo em seguida foi realizado as informações do pré fórum do NUCA, onde a professora Rosileide Duarte, trouxe questões norteadoras para serem discutidas e respondidas pelos adolescentes que fazem parte do grupo.

Estiveram presentes, a secretária de Assistência Social Janimere Monte, o Articulador do Selo Cleone Ramos, a mobilizadora do NUCA Carla Rayane, a mobilizadora representante da Assistência Social Rita Otilia, a coordenadora e as técnicas do CRAS, Selda Alves, Giscleide Duarte e Soraia Gonçalves, a coordenadora do SCFV, Alda Jaqueline, e os adolescentes que integram o NUCA.

O encontro foi enriquecido com a participação dos próprios adolescentes, que interagiam respondendo perguntas sobre o assunto, ao mesmo tempo em que brincavam ao som de uma música, que sorteava quem iria participar das respostas a serem dadas, motivando-os a engajarem-se nas discursões.

#AssistênciaSocial 30/01/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria de Assistência Social dispõem de consulta e orientação sobre os beneficiários do Programa Auxílio Brasil

Secretaria Municipal de Assistência Social e do trabalho (SEMAS), através da coordenação do Cadastro Único e Auxílio Brasil, comunica que dispõem da consulta e orientação sobre os novos beneficiários aprovados do Programa Auxílio Brasil.

Os mesmos devem procurar o Setor Cadastro Único na Secretaria Municipal de Assistência Social, munidos do CPF e do documento oficial com foto, a fim de conferir se o nome consta no sistema, bem como obter informações relevantes ao benefício.

#PrimeiraInfância 18/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Paraná participa da I Oficina Territorial da Primeira Infância no SUAS

Neste mês dedicado a primeira infância no SUAS, hoje terça-feira dia 17/8 participaram da oficina territorial em Pau dos Ferros, a Secretária Municipal de Assistência Social Janimere Monte junto com a supervisora do Programa Criança Feliz, Renatha Gonçalves. A oficina foi conduzida por Ikaro Freitas, subcoordenador da Proteção Social Básica (SETHASRN) e teve a participação de demais gestores do alto Oeste.

"A articulação entre serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais voltados a Primeira

Infância" foi o tema da oficina.

#AssistênciaSocial 09/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Paraná/RN

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paraná/RN com o tema: "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social"

As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/4Uh25ZvreiogDE8PA

Devido a pandemia a conferência será realizada de forma on-line pela plataforma Google meet.

De modo a favorecer os debates no processo conferencial e em consonância com a conferência Nacional os debates serão organizados a partir dos seguintes 5 Eixos:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

São convidados a participar segmentos de governo e da sociedade civil, trabalhadores, usuários do SUAS e estudantes.

#AssistênciaSocial 10/03/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO PREFEITURA REALIZA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO

O Cadastro U´nico e´ um importante instrumento para promover Cidadania, voce^ conhece? Se na~o conhece ainda! Procure o Setor para mais informac¸o~es se tem direito a se cadastrar. Mais, se ja´ tem o cadastro, e´ importante que atualize todo ano e fique ligado em quais benefi´cios, programas, projetos e ac¸o~es da Assiste^ncia Social pode ser beneficiado. Para mais informac¸o~es o Setor do Cadastro U´nico esta´ funcionando de Segunda-feira a Sexta-feira, das 07 horas as 12 horas, na Rua Joa~o Bernardo, 52. Vila Caic¸ara - Parana´/RN.

#MaisCidadania

#CadastroU´nico

#PrefeituraDeParana´

#COVID19 31/07/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de Paraná/RN adquiriu Equipamentos de Proteção Individual. A ação busca promover a segurança dos profissionais que estão em atuação neste momento de pandemia do COVID-19.
#COVID19 18/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Entrega de 510 máscaras de proteção facial nesta última sexta feira, 15. A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS e Criança Feliz, realizou a entrega de 510 máscaras de proteção facial nesta última sexta feira, 15.
#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Maio Laranja. Juntos podemos mais! Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e aolescentes.
#AssistênciaSocial 21/03/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de março. O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março.
#Comunicação 16/01/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Conselheiros tutelares tomam posse para mandato do quadriênio 2020-2024 Na manhã desta sexta-feira (10), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares eleitos no Processo de Seleção Unificada para o quadriênio 2020-2024. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal.
Durante o evento, os novos conselheiros assinaram a ata de posse e receberam o certificado que oficializa início de seus trabalhos como defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes.
#PrimeiraInfância 18/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria de Assistência Social promove confraternização do programa Criança Feliz A prefeitura Municipal de Paraná, através do programa criança Feliz realiza confraternização entre os beneficiários do programa, a ação tem como intuito proporcionar vínculos sociais e familiares na primeira infância.
#Lazer 17/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria de Assistência Social realiza confraternização social com os grupos de idosos do SCFV Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Paraná, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza confraternização social com os grupos de idosos, o momento faz parte interatividade social entre os três grupos, no acesso ao lazer e o compartilhamento de amizades.
#AssistênciaSocial 12/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO CRAS INCENTIVA PRÁTICA ESPORTIVA E INTERAÇÃO COM AS CRIANÇAS DO SCFV A Prefeitura Municipal de Paraná, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho, juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, vem desenvolvendo a modalidade esportivas através das oficinas com o grupo de crianças, a pratica do esporte resultou em um minicampeonato com jogo de futebol, ação faz parte do interativo ao esporte e o acesso a cidadania por meio da convivência e a inclusão social.
#AssistênciaSocial 22/11/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
#AssistênciaSocial 30/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO - DE 01 A 03 de OUTUBRO DE 2019 Programação da Semana do Idoso
De 01 a 03 de Outubro de 2019

" Respeitar as pessoa idosas é tratar o próprio futuro com respeito"

??Dia 01 (Terça-feira)
* 08:00hs da manhã:
Tenda da Saúde em Monte Alegre
*Café da manhã
*Educadora Física Fernanda
* Mini-gincana
Local: Em frente a Casa paroquial de Monte Alegre

??Dia 01 (Terça-feira)
* 08:00hs da manhã:
Grupo de Idoso de Paraná
Exames preventivos a Saúde em Paraná
*Café da manhã
*Local: UBS Mãe Belinha

??Dia 02 (Quarta-feira)
* 08:00hs da manhã:
Tenda da Saúde em Caiçara
*Café da manhã
*Educador Físico Weslley
*Mini- gincana
*Local: Mercado público de Caiçara

?? Dia 03 (Quinta-feira)
*18:30hs "Baile da Saudade"
*Mensagem de abertura
*Apresentação cultural
*Desfile de apresentação dos Idosos.
*Slide
*Jantar
*Show de Talentos com os próprios idosos
*Animação com Francismar dos Teclados.
Local: Monte Alegre
#AssistênciaSocial 30/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria de Assistência Social realiza Festival Folclórico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Aconteceu em Paraná, o Festival Folclórico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, um evento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Coordenada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, com apoio da Prefeitura Municipal, um evento que proporcionou momentos de lazer, descontração e entretenimento para os usuários daquela instituição.
No evento, as crianças, adolescentes, jovens e grupo da terceira idade do SCFV fizeram lindas apresentações, as quais retrataram a cultura do Brasil dentro do folclore brasileiro como o Carimbó, Frevo e Lendas Amazônicas.
#AssistênciaSocial 30/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria de Assistência Social realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram nesta quarta-feira (26/8), no CRAS, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. As conferências ocorrem nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal e são realizadas a cada quatro anos com a participação da sociedade civil, entidades, Poder Público e trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.
A palestra teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social” e, para tal, foi convidada a psicóloga, Soraia Gonçalves, servidora deste município.
Os participantes foram divididos em eixos e cada qual discutiu um tema, formulando interessantes propostas para serem levadas à Conferência Regional.
#Agenda 18/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO APLICAÇÃO DE PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DO PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DO CONSELHO TUTELAR
#AssistênciaSocial 04/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Secretaria Municipal de Assistência Social promoverá São João do CRAS A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referências da Assistência Social - CRAS, promoverá o São João do CRAS, que será realizado no dia 13 de junho, às 18 horas, de frente a UBS Mãe Tereza, em Caiçara.
O evento contará com as apresentações:
Coreografia: Festa do Interior com as crainças do SFCV e dança da peneira e dança dos arcos com os grupos de idosos do SCFV e terá a quadrilha matuta com os grupos de crianças do SCFV.
#Administração 17/05/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO CMDCA reabre prazo de inscrições para conselheiros tutelares que estejam em exercício do segundo mandato. A Prefeitura Municipal de Paraná, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, comunica que foi aberto edital para inscrições de candidatos com mais de dois mandatos, em razão da Lei Federal nº 13.824 de 09 de maio de 2019, que altera o Art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), permitindo a candidatura de pessoas que se enquadram em tal situação. As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 24 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica localizada na Rua João Bernardo, nº 50, em Caiçara, das 08h00min às 13h00min. O edital com todas as regras e informações do pleito está disponível no site oficial do município. O pleito ocorrerá no dia 6 de outubro de 2019.
Para mais informações acesse: parana.rn.gov.br
#Cursos 12/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE CORTE E COSTURA A Secretaria de Assistência Social, por meio do SENAR/FAER, ofertará o curso de corte e costura. Com inscrições abertas no período de 15 a 17 de abril do corrente ano, das 7h30min às 11h00min na Secretaria de Assistência Social.
#PrimeiraInfância 20/03/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Programa Criança Feliz promove encontro com os pais das crianças atendidos sobre alimentação na primeira infância O Programa Criança Feliz, por meio da Supervisora Aguiany Maia, promoveu um encontro com os pais das crianças atendidas pelo referido programa, juntamente com a nutricionista Morgana Moreira, com o objetico de educar a alimentação na primeira infância desde a amamentação até o primeiro alimento a ser conduzido as crianças. O Programa Criança Feliz tem se destacado nos cuidados preventivos nos primeiros anos do desenvolvimento da criança.
#AssistênciaSocial 11/12/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Prefeitura convoca idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para se inscreverem no Cadastro Único A Prefeitura de Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para se inscreverem no Cadastro Único até o dia 14 de dezembro. Após essa data, idosos que não estiverem cadastrados perderão o direito de receber o benefício.
#Empreendedorismo 26/11/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Prefeitura de Paraná realizou curso de Corte e Costura (Vestuário), em parceria com Sistema FAERN/SENAR A Prefeita Municipal Oriana Rodrigues, juntamente como a Secretária Chefe de Gabinete Paula Rocha e o Coordenador do ACESSUAS estiveram visitando o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, para acompanhar o desenvolvimento do curso de Corte e Costura (Vestuário), realizado em parceria com o Sistema FAERN/SENAR e Sindicato Rural de Pau dos Ferros, que contempla 15 alunos, que estão sendo preparados para serem multiplicadores e também para o mercado de trabalho, para a prefeita a realização do curso é mais um compromisso de sua gestão em promover a profissionalização e elogiou os resultados da fabricação das peças de vestuário.

#MaisCapacitação
#MaisTrabalho
#PrimeiraInfância 26/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Equipe do Programa Criança Feliz desenvolve o Método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) na Semana do Bebê O Programa Criança Feliz, nos dias 23 e 24 de outubro, participou da Semana do Bebê com o método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança). Onde essa estimulação se dá na forma de comunicação e brincadeiras. A estimulação adequada nas diferentes idades facilita o fortalecimento de vínculos de afeto, que, por sua vez, cria uma intimidade, confiança e segurança que ajuda a criança a progredir no seu desenvolvimento.

#TodosJuntosPelaPrimeiraInfância
#PrefeituraDeParaná
#AssistênciaSocial 26/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO O Programa Acessuas Trabalho realiza reunião apresentar proposta para financiamentos de atividades ligado ao meio rural, Para promover o desenvolvimento econômico e social no município de Paraná, o Programa Acessuas Trabalho tem realizado parcerias importantes com instituições Federais, Estaduais para fortalecer o acesso de crédito e educação financeira e orientada no município, em conjunto com Secretarias de Assistência Social, Agricultura, Educação e órgão do estado como Emater. Tem alcançado bons resultados, a estimativa que até o final do ano de 2018 será bastante positiva quanto ao acesso de credito para investimento e/ou custeio superando os anos anteriores, pois com o acompanhamento e o uso consciente, através das reuniões e oficinas o município tem conseguido credibilidade e assim cada vez mais pessoas pode acessar investimentos seja no meio rural ou urbano. Hoje, dia 24 de outubro de 2018, mais uma ação foi realizada na Comunidade de Carnaubinha onde mais de 45 pessoas participaram de uma reunião na busca de informação e consequentemente apresentar proposta para financiamentos de atividades ligado ao meio rural, pelo Programa AgroAmigo do Banco do Nordeste, na oportunidade esteve presente o agente local Jonathan Estivens, o coordenador regional Alex Carneiro e também a nova agente local do CrediAmigo Paloma Rego, que realizaram a exposição dos referidos Programas, o momento contou com a participação da Assistente Social Renatha Gonçalves que realizou uma exposição sobre o uso do credito, como também a motivação do bem estar humano e os cuidados com a saúde, destacando o Outubro Rosa como referência ao presente mês, para finalizar o Coordenador Kellison Rocha focou no trabalho que a prefeitura vem promovendo pelos programas e articulações com Instituições como o SENAR, Banco do Nordeste, Governo do Estado e ONGs para ofertar a população o acesso as políticas públicas no município de Paraná.
#PrimeiraInfância 26/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO Prefeitura de Paraná realiza encerramento da terceira Semana do Bebê no munícipio O encerramento da Semana do Bebê em Paraná foi realizado nesta quinta-feira (25/10), com a participação de todos os envolvidos na ação; gestores, profissionais, gestantes, mães e crianças.
A Prefeitura de Paraná em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizaram entre os dias 22 à 25 de Outubro, a Semana do Bebê em Paraná. Durante quatro dias, as equipes levaram alegria, informação e promoveu diversas ações com foco na saúde, através de palestras, atividades lúdicas, sobre os cuidados de saúde na primeira infância, fortalecimento de vínculos e esclarecimentos sobre a garantia dos direitos para a mãe e o bebê. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social com o objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
#AssistênciaSocial 23/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO FOTOS: Abertura da Semana do bebê 2018 Palestra: A importância da Semana do Bebê, com a Psicóloga Soraia Galiza
www.parana.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 01:26:40